sábado, 25 de fevereiro de 2017

Nova super grande angular Irix 11mm f/4 vai chegar ao mercado

A Irix acaba de lançar uma super grande angular, a Irix 11mm f/4, com 126º de ângulo de visão em câmeras full frame e a baixíssima taxa de distorção curvilínea de apenas 3.13%. É algo muito difícil de se ver, eu que sou fã deste tipo de lente gostaria muito de experimentar esta 11mm f/4 e experimentar essa rara sensação de pouca distorção em uma super grande angular.
Esta é a segunda lente desta fabricante, a primeira foi uma 15mm f/2.4 e assim como a primeira, a Irix 11mm f/4 possui duas versões: Firefly e Blackstone. A primeira possui anel de foco em borracha anti-derrapante, além de ser 12% mais leve. A segunda é construída em liga de magnésio e alumínio, o anel de foco é de metal e possui revestimento contra arranhões, além de um filtro UV integrado.



O segredo da baixa distorção, segundo a fabricante, está na construção óptica especial que contém 4 elementos de alta refratividade, 2 de baixa distorção e 3 asféricos que é a mesma nas duas versões. Fechando o pacote, ambas as versões (Firefly e Blackstone) são seladas contra respingos e poeira.

Especificações técnicas da Irix 11mm f/4:

  • Abertura mínima f/22
  • Não possui estabilização
  • Diafragma circular de 9 lâminas
  • Construção óptica de 16 elementos (sendo 9 especiais de correção) em 10 grupos
  • Distância mínima de foco de 27 cm
  • Não possui rosca para filtros
  • Pesa aproximadamente 730 gramas (Firefly)/790 (Blackstone) e mede cerca de 11.8 x 10.3 cm
Ainda não há nenhuma informação sobre quando começarão as vendas da Irix 11mm f/4, o que se sabe é que a versão Firefly custará 595 dólares e a Firefly 825 dólares. Elas estarão disponíveis para as baionetas Canon, Nikon e Pentax. Abaixo um gráfico que representa o quão pouco a Irix 11mm f/4 distorce as imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário