quarta-feira, 8 de março de 2017

03 Dicas para Tirar Fotos Mais Nítidas

01– Velocidade Segura do Obturador

Está é minha dica preferida e que na maioria das vezes é deixada de lado. Existe uma regra básica sobre a velocidade segura para deixar suas fotos mais nítidas, na verdade podemos dizer também, menos tremidas.

Claro que este fator depende de cada pessoa. Algumas pessoas conseguem trabalhar muito bem em velocidades baixas. Com muito estudo e prática, é possível tirar belas fotos em baixa velocidade.

Se quiser aprender a ter fotos mais nítidas com velocidade baixa, você vai precisar de um tripé ou prender a respiração no momento do clique. É serio, funciona!


Como funciona a Regra Básica?
                         Kit Lentes Nikon Nítidas top


A velocidade segura está diretamente ligada á distância focal de sua objetiva. Uma velocidade baixa de obturador em 1/40, pode ser segura se estiver com uma lente 24mm. Ao mesmo tempo uma velocidade 1/125 pode não te dar uma foto nítida se estiver com uma lente 200mm.
Sugiro utilizar uma regrinha geral. Calcule sempre a distância focal de sua objetiva + meio dela. Willian, entendi nada…rsrs. Então vamos aos exemplos abaixo.
Importante: DF = Distância Focal.
  • DF 24 mm – Velocidade segura de 1/40, que nada mais é que 24 (inteira) + 12 (metade de 24);
  • DF 35 mm – Velocidade segura de 1/60, que nada mais é que 35 (inteira) + 17,5 (metade de 35), que na verdade são 52,5 mm. Arredondando 1/60;
  • DF 50 mm – Velocidade segura de 1/80. E assim por diante.
  Veja qual o modelo de sua câmera e seu fator de corte. Geralmente os fatores de corte da Nikon são de 1.5x, da Canon 1.6x e 1.4x, mas por favor confirme de acordo com seu modelo de câmera.

02 – ISO para fotos mais nítidas

   O ISO baixo também contribui para fazer fotos mais nítidas. Sugiro de ler o artigo Como tirar fotos melhores para conferir algumas dicas sobre o ISO de sua câmera.
Quanto maior o ISO de sua câmera, mais ruído a fotografia apresenta. O fator ISO reflete diretamente também na nitidez de suas fotos. Em alguns casos o ruído é tão evidente, que se faz necessário aplicar um filtro para reduzir ruído no Photoshop ou Lightroom, deixando as fotos ainda menos nítidas.
Por isso, estude e faça testes em sua câmera para descobrir como ela se comporta em ISO elevado. Na falta de luz use um flash caso queira fazer fotos mais nítidas.

03 – O Diafragma
  Está em alta fazer fotos com o background desfocado, em alguns casos, até mesmo fotógrafos levam como linguagem de seus trabalhos, fotografias desfocadas. Mas se você faz parte das pessoas, como eu que tem a nitidez como prioridade, não utilize o máximo de suas lentes. Explicarei melhor abaixo
Há uma regrinha simples e eficiente que me traz excelentes resultados com nitidez. Nunca use a abertura máxima de sua lente, é sério.
Se você tem uma objetiva que o Diafragma máximo é 1.8, use 2.5. Se você tem uma lente mais escura, como por exemplo uma f 4.0, utilize a abertura mínima de 5.6. Sempre uma abertura menor do que a máxima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário